quarta-feira, 15 de agosto de 2012

8 personagens famosos da literatura que quase tiveram outro nome

I'm back from the future!! Sentiram a minha falta?
Desculpem pela ausência de posts mas onde eu estava não tinha internet e não tempo de programar nada. =(
Mamos ao que interessa:
Dá pra imaginar aquele seu personagem preferido com um nome totalmente impensável??? Pois foi o que eu descobri recentemente no site da Super Interessante.
Todo mundo sabe que em um processo criativo, os autores vão tendo várias ideias, e que isso afeta muitas vezes a aparência ou o papel do personagem. Não é de se admirar que em um dos primeiros projetos para Star Wars :A New Hope, George Lucas tenha posto Han Solo como um traficante verde e monstruoso.
Mas enfim, logo abaixo estão 8 desses nomes. Espero que vocês não se decepcionem muito.

1. Lucy, Edmund e Susan Pevensie (ou Lúcia, Edmundo e Susana) - As Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis.
Pedro Pevensie (Peter no original) foi o único que manteve o seu nome desde os primeiros rascunhos, mas seus irmãos eram Ann, Martin e Rosa (o que equivaleria a Ana, Martim e Rosa por aqui). Além disso, Pedro era o caçula, e não o mais velho!

2. Gandalf, o Cinzento/Branco - O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien
Sabe como Gandalf seria chamado?? Bladorthin, o Cinzento!! Nos primeiros pensamentos sobre "O Hobbit", Tolkien anotou que Gandalf seria o nome do chefe dos anões e Bladorthin seria o nome do mago. Todavia, depois de mudar de ideia, Bladorthin passou a ser apenas o nome de um rei morto que é citado apenas uma vez em toda a a obra.

3. Hermione Granger - Harry Potter, J. K. Rowling
Pasmem, mas o sobrenome que a tia Jô tinha dado era Puckle! Mas depois Rowling percebeu que o nome não soava muito adequado. Por isso, mudou para um mais a ver com a natureza séria da personagem. Menos mau, não é?

4. Marvin - O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams
Don't Panic! Nosso amigo com PHG era chamado Marshall em homenagem a um amigo de Adams, o comediante Andrew Marshall. Segundo o autor, a personalidade do amigo tinha muito a ver com a do robô depressivo (coitado desse cara!!). Mas ainda sim eu gosto mais do Marvin! 

5. Artemis Fowl - Artemis Fowl, Eoin Colfer
O menino prodígio do crime seria originalmente chamado de Arquimedes!! Colfer havia escolhido esse nome porque acreditava que um nome clássico grego daria ar de inteligência e genialidade ao personagem. Porém depois pensou que as pessoas achariam que era um livro sobre Arquimedes. Mesmo assim, o nome ao estilo grego permaneceu, já que Ártemis é a Deusa da caça. Mas confesso que quando eu peguei o livro eu julguei ser uma menina a protagonista, justamente por isso. Mas como dizia "O Menino prodígio do crime", ignorei esse pensamento.

6. Holly Golightly - Bonequinha de Luxo, Truman Capote
Eu nem curto muito essa criatura não, apesar dela ser um ícone cultural e tal. Mas o interessante é que o nome dela seria Connie Gustafson =P Então achei importante colocar aqui para quem se interessar. Será que a Audrey Hepburn seria tão lembrada como é hoje com uma personagem com esse nome?

7. Conde Drácula - Drácula, Bram Stocker
Escritos do autor revelam que ele chamaria o vampiro de Conde Wampyr no começo. Mas, durante sua pesquisa para o livro, ele acabou encontrando um Vlad Dracul. Ficou tão intrigado com o cara que mudou o nome do personagem.

8. Sherlock Holmes e John H. Watson - Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle
Assim como ou autores citados anteriormente, as anotações deixadas por Doyle indicam que ele considerou o nome Sherringford para detetive. Além disso, o assistente de Holmes originalmente se chamaria Ormond Sacker. Mas parece que o escritor decidiu que era um nome estranho demais e mudou para John H. Watson.


E aí, vocês preferem os nomes dos rascunhos ou os usados atualmente? Devo dizer que alguns custariam a ser ditos por mim. Sherrinford?? Essa doeu! Bladorthin?? Pior!
Pra vocês verem como funciona a cabeça dos escritores. Ainda bem que eles mudaram de ideia!

Quero pedir desculpas por não ter postado nada por quase um mês. Eu sei que disse que ia viajar apenas por duas semanas, mas no fim resolvi alongar as minhas férias.Mas agora que eu estou de volta o blog vai voltar ao normal, ok?
Até mais!

Nenhum comentário:

Seu comentário é muito importante para mim. Se quiser tirar uma dúvida, dar uma sugestão, por favor mande para meu e-mail, clicando na página Contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...