sexta-feira, 13 de julho de 2012

Subgêneros do Rock: Você os Conhece?

Isso é uma coisa que confunde muita gente. Não que isso interfira no modo como você escuta a banda, mas sempre bate aquela dúvida.
Pois bem, Nenhuma banda de rock é igual à outra, cada uma possui seu som específico, sua característica marcante. Uma dessas características é qual o seu estilo de fazer música. Vertente, ou subgênero, é o nome dado aos vários subgrupos existentes no rock, que se se diferenciam pelo comportamento ou pelo modo que tocam.
Até aí tudo bem. Mas e quando você não sabe como classificar a sua banda preferida ou não sabe nem sequer diferenciar hard rock de heavy metal??
Para sanar essa e outras dúvidas, passei a semana toda pesquisando algumas das principais vertentes existentes desde o princípio do Rock n' Roll, e a lista é beeem extensa.
Mas eu achei em um site chamado Diário de Músicos um post bem informativo justamente sobre esse assunto, e de uma forma tão simples que qualquer um consegue entender.
Vamos lá então?

  • Bem, o bom e velho Rock and Roll nada mais é do que uma combinação de gêneros musicais: gospel norte-americano, a folk music e o blues, além do coutry e jazz, mas predominantemente afro-americano. Surgiu entre as décadas de 40 e 50. Bandas como The Beatles, The Rolling Stones e Elvis Presley fazem parte desse gênero.
  • O Glam Rock foi aquele marcado por roupas cheias de purpurina, sapatos de salto-alto, lantejoulas, batons e etc. Um exemplo disso tudo seria David Bowie como Ziggy Stardust, ou até mesmo o querido Freddie Mercury no início do Queen, já que muitas bandas de Hard Rock começaram sua carreira partindo do Glam.
  • Já que estou falando do Queen, vamos logo falar do Hard Rock. Atualmente esse gênero é usado para classificar aquelas bandas que tinham ou têm um som muito pesado e veloz para serem identificadas apenas como Rock, mas que também não eram ou são tão pesadas assim pra entrar pro time do Heavy Metal. Bandas assim chamadas são as minhas preferidas. Nomes como Aerosmith, Bon Jovi, Europe, Guns N' Roses, Scorpions, Lynyrd Skynyrd, Whitesnake, entre outros, transitam nesse meio.
  • O Heavy Metal todo mundo conhece, e tem uma forte ligação com o Hard Rock. Ele se desenvolveu no fim da década de 60 e no início da década de 70, influenciado  pelo blues-rock e o rock psicodélico. As bandas criadas nesse gênero desenvolveram um som caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarras e batidas enfáticas. Os lançamentos do Black Sabbath e do Deep Purple foram cruciais nesse meios. Entre muitas, algumas que podemos citar aqui são Mettalica, Iron Maiden, Motörhead, entre outras que eu não escuto.
  • Rock Progressivo é o nome dado ao estilo de música que surgiu no fim da década de 60, influenciado pela música clássica de pelo jazz fusion, algo que contrastava com o rock estadunidense, que era influenciado pelo rhythm and blues e pela música country. Composições longas, com harmonia e melodias complexas, aproximando-se muito da música erudita (que por vezes atingia 20 minutos ou mais) são fortes características do estilo. Algumas dessas bandas são Rush, Pink Floyd e Led Zeppelin.
  • O Rock Alternativo é um gênero criado na década de 80 que se tornou bastante popular na década de 90. Consiste em vários subgêneros oriundos da cena musical independente como grunge e britpop. Pode-se dizer que é o rock mais comercial e mastigadinho. Bandas como 3 Door Down, The Cranberries e The Killers atuam nesse gênero.
  • E o Grunge?? Foi um estilo de música voltado para sons pesados e distorcidos, porém ser ser metal. A banda chefe desse estilo foi o Nirvana, que tinha um som voltado pro alternative. Já bandas como SounGarden e Alice in Chains tinham um estilo mais inspirado no metal e no hard rock, enquanto Pearl Jam era mais pro lado do hard rock, rock clássico e rock alternativo. Muitos falam que o Foo Fighters representa bem o estilo do Grunge hoje, mas pra mim isso nem tem muito a ver, até porque muitos rockeiros declaram que o Grunge morreu com Kurt Cobain. Acho que Grohl conseguiu se distanciar o suficiente do estilo do Nirvana para ficar com algo mais próximo do Hard Rock, o que na minha opinião teve um resultado bem agradável. Então pra mim, FF é hard rock e ponto final!
  • O Indie Rock  é um gênero musical gerado no Reino Unido e nos EUA durante a década de 1980. É enraizado em gêneros mais antigos, como o rock alternativo, o pós-punk e o new wave. Artistas desse estilo são conhecidos por fazerem questão de manter controle completo de sua música e carreira, lançando álbuns por gravadoras independentes e baseando toda a divulgação de seu trabalho em turnês, rádios independentes e, mais atualmente, na internet. Artic Monkey, Snow Patrol, Oasis e Radiohead fazem parte disso.
  • O Punk Rock não é apenas um gênero, é todo um movimento cultural que surgiu em deados da década de 70, que tinha como principais características músicas simples, rápidas e agressivas, na maioria das vezes abordando temas anarquistas e revolucionários, ou problemas políticos e sociais ou, em outros casos, relacionamentos, diversão e temas do cotidiano. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "faça você mesmo" e as atitudes destrutivas são outras características do punk. Bandas como Sex Pistols e Ramones representam bem essa ideia, enquanto The Offspring e Green Day são um pouco mais amenos.
  • Para finalizar, vou falar da New Wave, que é um gênero musical que incorporava elementos da música eletrônica experimental e disco, assim como o pop dos anos 60. A banda talking Heads foi responsável pela definição do estilo New Wave. Porém, vieram a surgir outros "New-Wavers" como Blondie, The Runaways e Dead Boys.
Bem pessoal, é isso. Existem ainda mais subgêneros e provavelmente mais cedo ou mais tarde ainda vão existir outros. Mas por enquanto, para não confundir a cabeça, fiquemos só nesses. E lembre-se que independente do seu estilo musical o que vale é você apreciar o que escuta. (eu não acredito que estou defendendo o restart ¬¬)
Mas, enfim, é isso aí. Espero que vocês continuem ligados aqui no blog, porque vêm mais posts por aí sobre o dia Mundial do Rock.
Até mais!!

Nenhum comentário:

Seu comentário é muito importante para mim. Se quiser tirar uma dúvida, dar uma sugestão, por favor mande para meu e-mail, clicando na página Contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...