terça-feira, 6 de março de 2012

Morre o lendário compositor da Disney Robert B. Sherman

Um dos maiores ícones da Walt Disney, o compositor Robert B. Sherman faleceu aos 86 anos nesta segunda-feira, 5 de março, em Londres. Ao lado de seu irmão Richard M. Sherman, realizou trilhas clássicas como A Espada Era a LeiMary PoppinsMogli - O Menino Lobo e Aristogatas.
Richard, Julie Andrews e Robert com seus Oscars por Mary Poppins



Recebeu nove indicações ao Oscar, tendo conquistado duas estatuetas pela trilha e pela canção "Chim Chim Cher-ee" de Mary Poppins. Curiosamente, o trabalho dos irmãos Sherman mais conhecido não foi feito para um filme. Trata-se de "It's a Small World", tema de um dos mais clássicos brinquedos dos parques da Disney e que ganhou inúmeras versões ao redor do mundo. No Brasil, foi traduzida como "Pequeno Mundo", trazendo estrofes que devem ter marcado a infância de muitas pessoas, como: "Há um mundo bem melhor / Todo feito pra você / É um mundo pequenino / Que a ternura fez".

Robert nasceu poucos dias antes do natal de 1925, em Nova York. Aos 17 anos, se juntou ao exército e pouco tempo depois lutou na Segunda Guerra Mundial, quando um tiro no joelho fez com que andasse de bengala pelo resto da vida.


A carreira musical começou na década de 50, quando criou a produtora Music World Corporation e compôs o hit "Tall Paul", sucesso na voz de Annette Funicello. Os irmãos chamaram a atenção de Walt Disney e acabaram contratados para desenvolverem as trilhas do estúdio.


Walt Disnet, Richard Sherman e Robert Sherman
Trabalharam lado a lado com Disney até sua morte em 1966. Pouco depois, começaram a aceitar trabalhos de outras companhias. O primeiro longa fora da "casa do Mickey" foi O Calhambeque Mágico, de Albert R. Broccoli.


Em 2002, Robert B. Sherman deixou os Estados Unidos para morar na Inglaterra, onde veio a falecer.

fonte: Adoro Cinema

Nenhum comentário:

Seu comentário é muito importante para mim. Se quiser tirar uma dúvida, dar uma sugestão, por favor mande para meu e-mail, clicando na página Contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...